Translate

Translate

quarta-feira, 15 de maio de 2013

IMPORTÂNCIA DA ROTINA PEDAGÓGICA





 IMPORTÂNCIA DA ROTINA DE TRABALHO

 

O estabelecimento de rotinas diárias em relação ao tempo, ao espaço da sala de aula e às atividades a serem desenvolvidas também é necessário e precioso para a organização de uma classe.

Ao planejar a sua rotina diária, as suas atividades pedagógicas e registrá-las, o professor favorece aos alunos a aquisição de noções de organização funcional e física do ambiente escolar. À medida que eles passam a compreender o que tem para ser feito no seu turno de trabalho escolar, desenvolvem um processo de ordenação mental e seqüencial, passando a aproveitar melhor o tempo que passam na escola.

Se o professor ainda não tiver o hábito de registrar sua rotina no quadro diariamente, precisará iniciar este processo a partir de uma vivência de construção do conceito de seqüência temporal com os alunos.

A noção de seqüência deverá ser construída com a participação ativa dos alunos, ao serem solicitados num final de aula, a expor como organizam o seu dia-a-dia (que horas levantam; que horas estudam etc). Tais reflexões deverão se estender para a organização da rotina escolar.

É importante anunciar para eles que, a partir dali, diariamente, será registrado um Roteiro de Trabalho no quadro para que todos possam se organizar no tempo que dispõem.

Ocorrendo o registro no primeiro dia de aula, é de se esperar que o professor vá marcando as atividades cumpridas, analisando o que já fizeram, o que faltam fazer, se precisam fazer alguma mudança no que foi planejado.



                                                        



 







Nenhum comentário:

Postar um comentário