Translate

Translate

terça-feira, 28 de maio de 2013

A CRIANÇA COM COMPORTAMENTO AGRESSIVO


De acordo com Chamat (2008), é uma criança que não consegue controlar seus impulsos agressivos, tanto em relação ao outro como nas atividades escolares, prejudicando a assimilação/acomodação, devido a sua falta de atenção e concentração. Sua mente fica centrada na obtenção do prazer inconsciente, motivada pelo id.
O comportamento agressivo pode ter causas orgânicas ou afetivo-emocionais. Quando a causa é orgânica, o psicólogo deve dirigir o tratamento. A disfunção neurológica pode provocar excesso de irritabilidade, desencadeando uma postura agressiva.
A problemática afetivo-emocional pode ser desencadeada a partir da falta de afetividade e continência por parte dos genitores, a qual aliada à agressão estimula o comportamento de revide. Na maioria das vezes, a criança agride porque se sente agredida na realidade ou em suas fantasias do inconsciente. Nessa segunda opção, sente-se perseguida no seu interior. As origens encontram-se na relação com a genitora nos primeiros meses de vida.
Este tipo de criança normalmente apresenta baixa auto-estima e suas perspectivas para o futuro são muito incertas. Essa criança sente-se muito cobrada no comportamento adulto e desprezada em suas infantilidades, o que afeta bastante sua identidade, empobrecendo o uso das defesas do “ego”.
Recomenda-se um comportamento continente por parte dos pais e educadores, sempre buscando compreender e auxiliar a criança a expor seus sentimentos de forma tolerável para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário