Translate

Translate

terça-feira, 19 de novembro de 2013

EXERCÍCIOS - SUBSTANTIVO


ALUNO: _______________________________________

REVISÃO DE PORTUGUÊS 

Apagão em escala planetária festejará o brilho das estrelas

Pouca gente ouviu falar de poluição luminosa, mas tal coisa existe e é um pesadelo na vida de astrônomo, pois rouba a beleza do céu estrelado. Não foram os astros que perderam o frescor, a humanidade é que iluminou intensamente a Terra e ofuscou a noite. A poluição luminosa é causada pelo excesso de iluminação urbana. (...) Para chamar a atenção para o problema, astrônomos de diversos países começaram a organizar algo como o dia mundial do céu escuro. A idéia é que as luzes das cidades fossem apagadas por alguns instantes. Isso em 18 de abril de 2005, quando seriam lembrados os 50 anos da morte de Albert Einstein.
(Revista O Globo, Rio de Janeiro, 3/10/2004)

1 - Da leitura do texto, pode-se entender que a poluição luminosa é provocada
a) pelo brilho intenso das estrelas.
b) pela perda do frescor dos astros.
c) pela pouca iluminação de algumas cidades.
d) pelo excesso de iluminação urbana.
e) pelo brilho lunar.

2 - De acordo com o texto, o excesso de iluminação é uma preocupação para os astrônomos porque
a) dificulta a iluminação urbana.
b) ilumina excessivamente a cidade.
c) impede a plena observação das estrelas.
d) torna a noite ainda mais escura.
e) as pessoas se incomodam com tanta luz.

3 - A questão central tratada no texto é a
a) economia de energia.
b) beleza das estrelas.
c) pesquisa dos astros.
d) poluição luminosa.
e) A falta de luz.

4 - A finalidade desse texto é
a) informar a preocupação dos astrônomos.
b) denunciar os perigos de um apagão.
c) alertar sobre o consumo de energia.
d) valorizar o excesso de iluminação urbana.
e) mostrar a preocupação das pessoas referente a luz.

5 - Assinale a frase em que os advérbios expressam idéias de tempo e negação:
a) Falei calmamente com os embaixadores.
b) Não me pergunte as razoes da minha atitude.
c) Eles sempre chegam atrasados.
d) Hoje acreditei em você, mas não acreditarei mais!
e) Agora seremos felizes para sempre.

O CADERNO

Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o be-a-bá.
Em todos os desenhos coloridos vou estar:
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel.
(...)
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado, se lhe dá prazer.
A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer.
Só peço a você um favor, se puder:
Não me esqueça num canto qualquer.

6 - A expressão “A vida segue sempre em frente” indica que na vida:
a) tudo acaba.
b) tudo passa.
c) tudo estaciona
d) tudo fica como está.
e) passamos por fases.

7 - No poema, o verso “Do primeiro rabisco até o be-a-bá” sugere a aprendizagem
a) do desenho.
b) da fala.
c) da escrita.
d) da pintura.
e) da leitura.

8 - A partir da leitura do poema, pode-se concluir que o caderno
a) gosta muito de todas as crianças.
b) fala como se fosse uma pessoa.
c) sonha com desenhos coloridos.
d) gosta muito de rabiscar.
e) fica triste por ser deixado de lado.

Gramática

1. Separe, das frases abaixo, os substantivos próprios e os comuns, escrevendo-os no quadro.
1.      O motorista do ônibus era Antônio.
2.      O Jornal do Brasil deu a notícia do assalto.      
3.      Os legumes caíram no chão.
4.      Benito, Iara e Marli já leram o texto em Recife.
5.      Era sempre festa quando o professor Celso chamava os sobrinhos e os netos para contar-lhes histórias.
6.      Cláudia, Helena, José e Joaquim atendiam ao avô, com muita alegria.
7.      Eles gostavam de ouvir as mesmas lendas: Saci Pererê, Negrinho do Pastoreio.
8.      As lendas de índios e as histórias fantásticas dos escravos trazidos da África eram as histórias preferidas.


Substantivos próprios
Substantivos comuns









2. Leia com atenção as frases abaixo e sublinhe todos os substantivos que encontrar. Depois os separe colocando-os na coluna em que se classificam.

a. Coruja e águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.
b. A paz é fruto da justiça.
c. Os passarinhos formam seus ninhos com palha e gravetos.


Substantivos concretos
Substantivos abstratos




          


3. Identifique os substantivos existentes nas frases e classifique-os em próprios ou comuns, concretos ou abstratos:
a) Alberto é engenheiro e ele construiu uma barragem na represa.
b) A saudade, a alegria, a tristeza e o medo são emoções.
c) Mário examinou o telhado e substituiu as telhas quebradas.
d) Fernando foi de navio para Portugal.

PRÓPRIOS ___________________________________________________________

COMUNS _____________________________________________________________

CONCRETOS _________________________________________________________

ABSTRATOS __________________________________________________________


4. Sublinhe os substantivos simples e circule os substantivos compostos existentes nas frases:

a) Henrique foi à feira e trouxe um cacho de banana-maçã.

b) Na festa, havia pão-de-ló, cocada, olho-de-sogra, baba-de-moça e goiabada.

c) Sei que é lindo o  girassol, mas não abra a janela porque entram os pernilongos.

    d)O porta-mala está tão cheio que foi difícil fechá-lo.

5. Forme substantivos derivados de:

Pedra __________________________________________________________________

sol ____________________________________________________________________

rei ____________________________________________________________________

livro ___________________________________________________________________

jardim _________________________________________________________________

flor ___________________________________________________________________

banana _______________________________________________________________

mar __________________________________________________________________

dia ___________________________________________________________________


    6. Encontre os substantivos primitivos que dão origem aos derivados abaixo:

pobreza _________________ ansiedade _________________

leiteiro _________________ mangueira _________________

porteiro _________________ cavaleiro _________________

paliteiro _________________ camponesa _________________

asneira _________________ quarteirão ___________________

Cachorrada _________________ biblioteca _________________

padaria _________________ pizzaria _________________

sorveteria _________________ relojoaria _________________

maresia ________________ surfista ___________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário