ALUNO:
_______________________________________
REVISÃO DE PORTUGUÊS
Apagão
em escala planetária festejará o brilho das estrelas
Pouca gente ouviu falar de poluição luminosa, mas tal coisa existe e é um pesadelo na vida de astrônomo, pois rouba a beleza do céu estrelado. Não foram os astros que perderam o frescor, a humanidade é que iluminou intensamente a Terra e ofuscou a noite. A poluição luminosa é causada pelo excesso de iluminação urbana. (...) Para chamar a atenção para o problema, astrônomos de diversos países começaram a organizar algo como o dia mundial do céu escuro. A idéia é que as luzes das cidades fossem apagadas por alguns instantes. Isso em 18 de abril de 2005, quando seriam lembrados os 50 anos da morte de Albert Einstein.
(Revista O Globo, Rio de Janeiro, 3/10/2004)
1 - Da leitura do texto, pode-se entender que a poluição luminosa é provocada
a) pelo brilho intenso das estrelas.
b) pela perda do frescor dos astros.
c) pela pouca iluminação de algumas cidades.
d) pelo excesso de iluminação urbana.
e) pelo brilho lunar.
2 - De acordo com o texto, o excesso de iluminação é uma preocupação para os astrônomos porque
a) dificulta a iluminação urbana.
b) ilumina excessivamente a cidade.
c) impede a plena observação das estrelas.
d) torna a noite ainda mais escura.
e) as pessoas se incomodam com tanta luz.
3 - A questão central tratada no texto é a
a) economia de energia.
b) beleza das estrelas.
c) pesquisa dos astros.
d) poluição luminosa.
e) A falta de luz.
4 - A finalidade desse texto é
a) informar a preocupação dos astrônomos.
b) denunciar os perigos de um apagão.
c) alertar sobre o consumo de energia.
d) valorizar o excesso de iluminação urbana.
e) mostrar a preocupação das pessoas referente a luz.
5 - Assinale a frase em que os advérbios expressam idéias de tempo e negação:
a) Falei calmamente com os embaixadores.
b) Não me pergunte as razoes da minha atitude.
c) Eles sempre chegam atrasados.
d) Hoje acreditei em você, mas não acreditarei mais!
e) Agora seremos felizes para sempre.
O CADERNO
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o be-a-bá.
Em todos os desenhos coloridos vou estar:
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel.
(...)
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado, se lhe dá prazer.
A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer.
Só peço a você um favor, se puder:
Não me esqueça num canto qualquer.
6 - A expressão “A vida segue sempre em frente” indica que na vida:
a) tudo acaba.
b) tudo passa.
c) tudo estaciona
d) tudo fica como está.
e) passamos por fases.
7 - No poema, o verso “Do primeiro rabisco até o be-a-bá” sugere a aprendizagem
a) do desenho.
b) da fala.
c) da escrita.
d) da pintura.
e) da leitura.
8 - A partir da leitura do poema, pode-se concluir que o caderno
a) gosta muito de todas as crianças.
b) fala como se fosse uma pessoa.
c) sonha com desenhos coloridos.
d) gosta muito de rabiscar.
e) fica triste por ser deixado de lado.
Gramática
Pouca gente ouviu falar de poluição luminosa, mas tal coisa existe e é um pesadelo na vida de astrônomo, pois rouba a beleza do céu estrelado. Não foram os astros que perderam o frescor, a humanidade é que iluminou intensamente a Terra e ofuscou a noite. A poluição luminosa é causada pelo excesso de iluminação urbana. (...) Para chamar a atenção para o problema, astrônomos de diversos países começaram a organizar algo como o dia mundial do céu escuro. A idéia é que as luzes das cidades fossem apagadas por alguns instantes. Isso em 18 de abril de 2005, quando seriam lembrados os 50 anos da morte de Albert Einstein.
(Revista O Globo, Rio de Janeiro, 3/10/2004)
1 - Da leitura do texto, pode-se entender que a poluição luminosa é provocada
a) pelo brilho intenso das estrelas.
b) pela perda do frescor dos astros.
c) pela pouca iluminação de algumas cidades.
d) pelo excesso de iluminação urbana.
e) pelo brilho lunar.
2 - De acordo com o texto, o excesso de iluminação é uma preocupação para os astrônomos porque
a) dificulta a iluminação urbana.
b) ilumina excessivamente a cidade.
c) impede a plena observação das estrelas.
d) torna a noite ainda mais escura.
e) as pessoas se incomodam com tanta luz.
3 - A questão central tratada no texto é a
a) economia de energia.
b) beleza das estrelas.
c) pesquisa dos astros.
d) poluição luminosa.
e) A falta de luz.
4 - A finalidade desse texto é
a) informar a preocupação dos astrônomos.
b) denunciar os perigos de um apagão.
c) alertar sobre o consumo de energia.
d) valorizar o excesso de iluminação urbana.
e) mostrar a preocupação das pessoas referente a luz.
5 - Assinale a frase em que os advérbios expressam idéias de tempo e negação:
a) Falei calmamente com os embaixadores.
b) Não me pergunte as razoes da minha atitude.
c) Eles sempre chegam atrasados.
d) Hoje acreditei em você, mas não acreditarei mais!
e) Agora seremos felizes para sempre.
O CADERNO
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o be-a-bá.
Em todos os desenhos coloridos vou estar:
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel.
(...)
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado, se lhe dá prazer.
A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer.
Só peço a você um favor, se puder:
Não me esqueça num canto qualquer.
6 - A expressão “A vida segue sempre em frente” indica que na vida:
a) tudo acaba.
b) tudo passa.
c) tudo estaciona
d) tudo fica como está.
e) passamos por fases.
7 - No poema, o verso “Do primeiro rabisco até o be-a-bá” sugere a aprendizagem
a) do desenho.
b) da fala.
c) da escrita.
d) da pintura.
e) da leitura.
8 - A partir da leitura do poema, pode-se concluir que o caderno
a) gosta muito de todas as crianças.
b) fala como se fosse uma pessoa.
c) sonha com desenhos coloridos.
d) gosta muito de rabiscar.
e) fica triste por ser deixado de lado.
Gramática
1. Separe,
das frases abaixo, os substantivos próprios e os comuns,
escrevendo-os no quadro.
1. O
motorista do ônibus era Antônio.
2. O
Jornal do Brasil deu a notícia do assalto.
3. Os
legumes caíram no chão.
4. Benito,
Iara e Marli já leram o texto em Recife.
5. Era
sempre festa quando o professor Celso chamava os sobrinhos e os netos
para contar-lhes histórias.
6. Cláudia,
Helena, José e Joaquim atendiam ao avô, com muita alegria.
7. Eles
gostavam de ouvir as mesmas lendas: Saci Pererê, Negrinho do
Pastoreio.
8. As
lendas de índios e as histórias fantásticas dos escravos trazidos
da África eram as histórias preferidas.
Substantivos
próprios
|
Substantivos
comuns
|
|
|
2.
Leia com atenção as frases abaixo e sublinhe todos os substantivos
que encontrar. Depois os separe colocando-os na coluna em que se
classificam.
a. Coruja e águia,
depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.
b.
A paz é fruto da justiça.
c.
Os passarinhos formam seus ninhos com palha e gravetos.
Substantivos
concretos
|
Substantivos
abstratos
|
|
|
3.
Identifique os substantivos existentes nas frases e classifique-os em
próprios ou comuns, concretos ou abstratos:
a) Alberto é engenheiro e
ele construiu uma barragem na represa.
b)
A saudade, a alegria, a tristeza e
o medo são emoções.
c) Mário examinou
o telhado e substituiu as telhas quebradas.
d) Fernando foi
de navio para Portugal.
PRÓPRIOS
___________________________________________________________
COMUNS
_____________________________________________________________
CONCRETOS
_________________________________________________________
ABSTRATOS
__________________________________________________________
4. Sublinhe os
substantivos simples e circule os substantivos compostos
existentes nas frases:
a) Henrique foi
à feira e trouxe um cacho de banana-maçã.
b)
Na festa, havia pão-de-ló, cocada, olho-de-sogra, baba-de-moça e
goiabada.
c)
Sei que é lindo o girassol, mas não abra a janela porque
entram os pernilongos.
d)O porta-mala está
tão cheio que foi difícil fechá-lo.
5.
Forme substantivos derivados de:
Pedra
__________________________________________________________________
sol
____________________________________________________________________
rei
____________________________________________________________________
livro
___________________________________________________________________
jardim
_________________________________________________________________
flor
___________________________________________________________________
banana
_______________________________________________________________
mar
__________________________________________________________________
dia
___________________________________________________________________
6.
Encontre os substantivos primitivos que dão origem aos derivados
abaixo:
pobreza
_________________ ansiedade _________________
leiteiro
_________________ mangueira _________________
porteiro
_________________ cavaleiro _________________
paliteiro
_________________ camponesa _________________
asneira
_________________ quarteirão ___________________
Cachorrada
_________________ biblioteca _________________
padaria
_________________ pizzaria _________________
sorveteria
_________________ relojoaria _________________
maresia
________________ surfista ___________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário