Translate

Translate

terça-feira, 19 de novembro de 2013

CONSUMISMO



A Psicologia argumenta que uma pessoa pode ter várias razões simultâneas para comprar: necessidades psicológicas, demandas de sociabilidade (necessidades sociais: amizade, amor, estima etc), necessidade de segurança (proteção e bem-estar físico) e necessidade de satisfação pessoal.
Dessa forma, o consumo de uma pessoa pode surgir a partir de sua convivência com a família, ou seja, se os pais consomem exageradamente podem influenciar o comportamento do filho estimulando-o a comprar sem limites. Os pais são modelos para os filhos.
Também pode tratar-se de um sintoma de uma desordem emocional. Nesse caso o consumo acontece como uma forma de compensar um vazio, de sentir-se acompanhado, ainda que seja por um objeto.
Quando o consumismo faz com que as pessoas cometam crimes, essa necessidade de consumo se torna uma doença, uma compulsão, que deve ser tratada para evitar maiores danos à pessoa. Nesse caso, o consumismo chega a ser uma patologia comportamental e a pessoa acaba comprando compulsivamente coisas que ela não irá usar ou que não têm utilidade para ela apenas para atender à vontade de comprar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário