Comunidade
é um
conjunto de pessoas que se organizam sob um mesmo grupo de normas,
geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham
do mesmo legado cultural e histórico. Os estudantes que vivem no
mesmo dormitório podem formar uma comunidade, assim como as pessoas
que vivem no mesmo bairro, aldeia ou cidade. Um
bairro é considerado uma comunidade ou região dentro de
uma cidade ou município, sendo a unidade mínima de
urbanização existente na maioria das cidades do mundo.Fichter,
1967 em suas definições, para uso didático, ressalta
que se trata de uma palavra rodeada de significados múltiplos, desta
forma requer uma cuidadosa definição técnica, ao que
propõe: comunidade é um grupo territorial de indivíduos com
relações recíprocas, que servem de meios comuns para lograr fins
comuns.
A
palavra comunidade tem origem no termo latim communĭtas. O conceito
refere-se à qualidade daquilo que é comum, pelo que
permite definir distintos tipos de conjuntos: das pessoas que fazem
parte de uma
população, de uma região ou nação; das nações que se encontram
unidas por acordos políticos e econômicos (como a Comunidade
Europeia ou o Mercosul/Mercado Comum do Sul); ou de pessoas
vinculadas por interesses comuns (como é o caso da comunidade
católica).
Quanto
à constituição, pode-se dizer que uma comunidade é um grupo de
seres humanos que partilham elementos em comum, como o idioma, os
costumes, a localização geográfica, a visão do mundo ou
os valores, por exemplo. No seio de uma comunidade, é hábito
criar-se uma identidade comum mediante a diferenciação de outro(a)s
grupos ou comunidades.
As
necessidades de uma comunidade podem ser relacionadas às
necessidades básicas do próprio ser humano: fisiológicas,
segurança, afetividade (amor e relacionamentos), estima e auto-realização. As necessidades fisiológicas se referem à comida,
bebida, ar, sono, lazer, saúde, educação etc.
A
necessidade de segurança diz respeito ao sentimento de proteção,
sem ameaças de ordem física, psíquica ou social. Essa inclui a
habitação que proporciona o conforto físico. O meio ambiente de
uma comunidade deve ser livre de agentes agressores físicos,
químicos e biológicos; deve possuir saneamento básico, iluminação,
pavimentação, controle de insetos e roedores, coleta de lixo,
enfim, uma infra-estrutura básica que permita ao cidadão viver
dignamente.
A
necessidade de afetividade é o fato de que as pessoas em geral e de
uma comunidade precisam de amor e afeição, de sentir que pertencem
a um grupo social, precisam ter à sua volta pessoas (família,
amigos, professores, etc.) com quem possam compartilhar suas alegrias
e tristezas, suas ansiedades e suas dúvidas.
A
necessidade de auto-estima significa “valorização de si mesmo;
amor próprio”. As pessoas devem se sentir bem em relação a si
próprias, e orgulhosas quanto às suas habilidades e realizações.
A auto-estima elevada é um motivador poderoso do comportamento
saudável.
A
auto-realização representa a ânsia de continuar a crescer e mudar,
de trabalhar por novos objetivos, de desenvolver talentos, de
cultivar seus potenciais.
O
Ação Global é um programa realizado pelo SESI em parceria com a
Rede Globo. O projeto visa oferecer serviços relevantes e gratuitos
à população brasileira a partir de eventos realizados em diversas
comunidades. A união de uma rede única, em todo o país, formada
por parceiros do poder público, ONGs, voluntários, pequenas, médias
e grandes empresas tem garantido a oferta de mais de 40 serviços
diferenciados e de qualidade.
O
evento facilita o acesso a direitos que são essenciais a todos. Em
um mesmo dia e local, é possível emitir documentos e receber
atendimento médico e odontológico. Tudo isso ao som de música ao
vivo e paralelamente a atividades de lazer, educação e esporte.
Uma
ação global em uma Escola pode ajudar bastante na resolução de
alguns problemas apresentados pela comunidade em que esta se encontra
inserida. Um exemplo é o problema com o excesso de lixo, em que uma
alternativa seria a reciclagem e a coleta seletiva. Outro exemplo
pode ser visto em um lugar próximo à Escola que poderia ser
recuperado ou melhorado com a ajuda dos alunos e dos moradores. Os
alunos podem debater e buscar relacionar os cuidados que esse
ambiente precisa para ser preservado ou para ser recuperado, não
apenas com a ajuda da comunidade escolar, mas com o uso do abaixo
assinado, caso seja necessário buscar a colaboração das
autoridades competentes. Na busca por mudanças serão necessárias
reflexões sobre o papel do governo municipal, estadual, dos órgãos
de proteção ambiental, das organizações não governamentais, da
comunidade e do cidadão em particular. Nesse contexto pode-se
incluir campanhas de preservação ou revitalização envolvendo a
comunidade escolar, do bairro etc.
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