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terça-feira, 19 de novembro de 2013

COMUNIDADE


Comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob um mesmo grupo de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico. Os estudantes que vivem no mesmo dormitório podem formar uma comunidade, assim como as pessoas que vivem no mesmo bairro, aldeia ou cidade. Um bairro é considerado uma comunidade ou região dentro de uma cidade ou município, sendo a unidade mínima de  urbanização existente na maioria das cidades do mundo.Fichter, 1967 em suas definições, para uso didático, ressalta que se trata de uma palavra rodeada de significados múltiplos, desta forma requer uma cuidadosa definição técnica, ao que propõe: comunidade é um grupo territorial de indivíduos com relações recíprocas, que servem de meios comuns para lograr fins comuns.
A palavra comunidade tem origem no termo latim communĭtas. O conceito refere-se à qualidade daquilo que é comum, pelo que permite definir distintos tipos de conjuntos: das pessoas que fazem parte de uma população, de uma região ou nação; das nações que se encontram unidas por acordos políticos e econômicos (como a Comunidade Europeia ou o Mercosul/Mercado Comum do Sul); ou de pessoas vinculadas por interesses comuns (como é o caso da comunidade católica).
Quanto à constituição, pode-se dizer que uma comunidade é um grupo de seres humanos que partilham elementos em comum, como o idioma, os costumes, a localização geográfica, a visão do mundo ou os valores, por exemplo. No seio de uma comunidade, é hábito criar-se uma identidade comum mediante a diferenciação de outro(a)s grupos ou comunidades.
As necessidades de uma comunidade podem ser relacionadas às necessidades básicas do próprio ser humano: fisiológicas, segurança, afetividade (amor e relacionamentos), estima e auto-realização. As necessidades fisiológicas se referem à comida, bebida, ar, sono, lazer, saúde, educação etc.
A necessidade de segurança diz respeito ao sentimento de proteção, sem ameaças de ordem física, psíquica ou social. Essa inclui a habitação que proporciona o conforto físico. O meio ambiente de uma comunidade deve ser livre de agentes agressores físicos, químicos e biológicos; deve possuir saneamento básico, iluminação, pavimentação, controle de insetos e roedores, coleta de lixo, enfim, uma infra-estrutura básica que permita ao cidadão viver dignamente.
A necessidade de afetividade é o fato de que as pessoas em geral e de uma comunidade precisam de amor e afeição, de sentir que pertencem a um grupo social, precisam ter à sua volta pessoas (família, amigos, professores, etc.) com quem possam compartilhar suas alegrias e tristezas, suas ansiedades e suas dúvidas.
A necessidade de auto-estima significa “valorização de si mesmo; amor próprio”. As pessoas devem se sentir bem em relação a si próprias, e orgulhosas quanto às suas habilidades e realizações. A auto-estima elevada é um motivador poderoso do comportamento saudável.
A auto-realização representa a ânsia de continuar a crescer e mudar, de trabalhar por novos objetivos, de desenvolver talentos, de cultivar seus potenciais.
O Ação Global é um programa realizado pelo SESI em parceria com a Rede Globo. O projeto visa oferecer serviços relevantes e gratuitos à população brasileira a partir de eventos realizados em diversas comunidades. A união de uma rede única, em todo o país, formada por parceiros do poder público, ONGs, voluntários, pequenas, médias e grandes empresas tem garantido a oferta de mais de 40 serviços diferenciados e de qualidade.
O evento facilita o acesso a direitos que são essenciais a todos. Em um mesmo dia e local, é possível emitir documentos e receber atendimento médico e odontológico. Tudo isso ao som de música ao vivo e paralelamente a atividades de lazer, educação e esporte.

Uma ação global em uma Escola pode ajudar bastante na resolução de alguns problemas apresentados pela comunidade em que esta se encontra inserida. Um exemplo é o problema com o excesso de lixo, em que uma alternativa seria a reciclagem e a coleta seletiva. Outro exemplo pode ser visto em um lugar próximo à Escola que poderia ser recuperado ou melhorado com a ajuda dos alunos e dos moradores. Os alunos podem debater e buscar relacionar os cuidados que esse ambiente precisa para ser preservado ou para ser recuperado, não apenas com a ajuda da comunidade escolar, mas com o uso do abaixo assinado, caso seja necessário buscar a colaboração das autoridades competentes. Na busca por mudanças serão necessárias reflexões sobre o papel do governo municipal, estadual, dos órgãos de proteção ambiental, das organizações não governamentais, da comunidade e do cidadão em particular. Nesse contexto pode-se incluir campanhas de preservação ou revitalização envolvendo a comunidade escolar, do bairro etc.

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