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quinta-feira, 18 de abril de 2013

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO




A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO

O papel da Psicologia na Educação é um tema importante e que tende a ser aprofundado cada vez mais entre os estudiosos e pesquisadores. Contudo, contribuições sobre o assunto foram fomentadas a partir de reflexões pautadas na realidade escolar, onde se manifestam angústias e ansiedades que permeiam o processo de ensino aprendizagem.
A Psicologia do Desenvolvimento, por exemplo, dá sua contribuição ao permitir a  compreensão do desenvolvimento humano como um processo pelo qual o sujeito constrói ativamente a partir de relações estabelecidas com o ambiente físico e social onde vive, diferenciando-se das outras espécies, que vivem movidas pela convicção de seus instintos. Conforme afirma Jorge Forbes (2003): “A vaca sabe ser vaca. Mas o homem precisa de bula para ser homem”. Em outras palavras, significa dizer que as características humanas são historicamente formadas, de geração em geração, sendo o grau de desenvolvimento de uma sociedade acumulado e transmitido, exercendo influência, desde o nascimento, na percepção que o sujeito faz na realidade em que vive.
A herança humana não é de cunho biológico, mas cultural. Não são os comportamentos herdados ou inatos que definirão a conduta do sujeito durante a vida, mas as heranças culturais, que são determinantes e flexíveis à metabolização pelo indivíduo. Como assinala Hanna Arendt (1972): “Nossa herança nos foi deixada sem nenhum testamento”. O que retrata o caráter silencioso dos legados que cada geração acumula para as outras, como por exemplo, as expectativas e desejos dos pais com relação aos filhos.
Ainda com base na Psicologia do Desenvolvimento, pode-se compreender que para “ser homem” é preciso que haja atividade concreta por parte do indivíduo, quando serão formadas ações e operações motoras e cognitivas, como comparar, ordenar. Assim, as manifestações psíquicas do adulto resultam de uma longa caminhada. Essas concepções são subsídios para a organização, dentro do processo educativo, de condições que favoreçam a aprendizagem do sujeito, ativando processos internos de desenvolvimento que serão transformados em aquisições individuais.
A Psicologia da Aprendizagem, por sua vez, propicia o entendimento do processo pelo qual a criança se apropria do conteúdo da experiência humana, dos conhecimentos do seu grupo social e que para ela aprender é necessário sua interação com outros indivíduos, ou seja, com o adulto ou crianças mais desenvolvidas. Nesse contexto, exerce papel importante a linguagem, aonde os significados vão ganhando maior abrangência, dando origem a conceitos, que são significados partilhados pelo grupo social. A linguagem, integrada ao pensamento, viabiliza o desenvolvimento intelectual infantil. Na prática, essa mesma Psicologia oferece um conjunto de conhecimentos – generalizações empíricas, princípios, leis, modelos, mais ou menos organizados, sobre os processos psicológicos.
Em síntese, a Psicologia contribui para otimização das relações entre professores, alunos e demais elementos que interagem na educação, na medida em que propicia uma visão mais abrangente dos processos de aprendizagem que se passam no contexto educacional. Assim, partindo-se da psicologia, surgem novos caminhos para a compreensão dos fatos do cotidiano educacional, possibilitando uma reflexão conjunta e, consequentemente, o levantamento de hipóteses e estratégias que venham a sanar as dificuldades emergentes.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CARRARA, Kester (organizador). Introdução à Psicologia da Educação. Seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.



 

 
















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