A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO
O papel da Psicologia na Educação é um
tema importante e que tende a ser aprofundado cada vez mais entre os estudiosos
e pesquisadores. Contudo, contribuições sobre o assunto foram fomentadas a
partir de reflexões pautadas na realidade escolar, onde se manifestam angústias
e ansiedades que permeiam o processo de ensino aprendizagem.
A Psicologia do Desenvolvimento, por
exemplo, dá sua contribuição ao permitir a
compreensão do desenvolvimento humano como um processo pelo qual o
sujeito constrói ativamente a partir de relações estabelecidas com o ambiente
físico e social onde vive, diferenciando-se das outras espécies, que vivem
movidas pela convicção de seus instintos. Conforme afirma Jorge Forbes (2003):
“A vaca sabe ser vaca. Mas o homem precisa de bula para ser homem”. Em outras palavras,
significa dizer que as características humanas são historicamente formadas, de
geração em geração, sendo o grau de desenvolvimento de uma sociedade acumulado
e transmitido, exercendo influência, desde o nascimento, na percepção que o
sujeito faz na realidade em que vive.
A herança humana não é de cunho
biológico, mas cultural. Não são os comportamentos herdados ou inatos que
definirão a conduta do sujeito durante a vida, mas as heranças culturais, que
são determinantes e flexíveis à metabolização pelo indivíduo. Como assinala
Hanna Arendt (1972): “Nossa herança nos foi deixada sem nenhum testamento”. O
que retrata o caráter silencioso dos legados que cada geração acumula para as
outras, como por exemplo, as expectativas e desejos dos pais com relação aos
filhos.
Ainda com base na Psicologia do
Desenvolvimento, pode-se compreender que para “ser homem” é preciso que haja
atividade concreta por parte do indivíduo, quando serão formadas ações e
operações motoras e cognitivas, como comparar, ordenar. Assim, as manifestações
psíquicas do adulto resultam de uma longa caminhada. Essas concepções são subsídios
para a organização, dentro do processo educativo, de condições que favoreçam a
aprendizagem do sujeito, ativando processos internos de desenvolvimento que
serão transformados em aquisições individuais.
A Psicologia da Aprendizagem, por sua
vez, propicia o entendimento do processo pelo qual a criança se apropria do
conteúdo da experiência humana, dos conhecimentos do seu grupo social e que
para ela aprender é necessário sua interação com outros indivíduos, ou seja,
com o adulto ou crianças mais desenvolvidas. Nesse contexto, exerce papel
importante a linguagem, aonde os significados vão ganhando maior abrangência,
dando origem a conceitos, que são significados partilhados pelo grupo social. A
linguagem, integrada ao pensamento, viabiliza o desenvolvimento intelectual
infantil. Na prática, essa mesma Psicologia oferece um conjunto de
conhecimentos – generalizações empíricas, princípios, leis, modelos, mais ou
menos organizados, sobre os processos psicológicos.
Em síntese, a Psicologia contribui
para otimização das relações entre professores, alunos e demais elementos que
interagem na educação, na medida em que propicia uma visão mais abrangente dos
processos de aprendizagem que se passam no contexto educacional. Assim,
partindo-se da psicologia, surgem novos caminhos para a compreensão dos fatos do
cotidiano educacional, possibilitando uma reflexão conjunta e,
consequentemente, o levantamento de hipóteses e estratégias que venham a sanar
as dificuldades emergentes.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CARRARA,
Kester (organizador). Introdução à
Psicologia da Educação. Seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.
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