A Psicopedagogia
constitui-se em uma justaposição de dois saberes - psicologia e pedagogia - que
vai muito além da simples junção dessas duas palavras. É uma ciência que estuda
o processo de aprendizagem humana, sendo o seu objeto de estudo o ser em processo
de construção do conhecimento.
Surgiu no Brasil devido ao
grande número de crianças com fracasso escolar e pelo principal motivo de a
psicologia e a pedagogia, isoladamente, não darem conta de resolver tais
fracassos. O Psicopedagogo, profissional conhecido como psicólogo escolar, lida
com as dificuldades e transtornos de aprendizagem. Atua principalmente em
escolas, hospitais, clínicas e centros comunitários.
Tecnicamente falando, o
psicopedagogo trata das dificuldades de aprendizagem, diagnosticando, desenvolvendo
técnicas remediativas, orientando pais e professores, estabelecendo contato com
outros profissionais das áreas psicológica, psicomotora, fonoaudiológica e
educacional, pois tais dificuldades são multifatoriais em sua origem e, muitas
vezes, no seu tratamento. Esse profissional deve ser um mediador em todo esse
processo, indo além da simples junção dos conhecimentos da psicologia e da
pedagogia.
O trabalho psicopedagógico
normalmente é desenvolvido, individualmente, por sessões, com duração de
50 minutos cada uma.
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