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domingo, 25 de outubro de 2015

Revisão de Português

carta pessoal é um tipo de correspondência que enviamos a amigos e familiares quando queremos tratar de um assunto particular.

Leia um exemplo de carta pessoal:

Volta Redonda, 15 de dezembro de 2011

Alô, Carlinhos, tudo bem?
Você lembra quando a gente conversava do que ia ser quando crescer?
Você sempre sabia o que queria, só que toda hora mudava: médico, arquiteto, escritor.
Eu não. Lembra? Eu nunca sentia muita vontade de ser nada.
Mas agora você vai ficar bobo: essa semana – até que enfim!! – eu descobri o que que eu quero.
Adivinha.
Pensa bem.
Eu nunca tinha pensado que ia gostar de ensinar, mas sabe? Quando ajudo meu irmão nos estudos, eu sinto uma sensação assim... sei lá. Só sei que é bom.
Então eu resolvi que vou ser professor.
E você? Continua mudando de profissão a toda hora?
Vê se escreve, viu, cara?
Abração... 
do Rodrigo

Exercícios sobre a carta acima:
1. Quais os elementos essenciais na carta?
a) remetente
________________________________________________________________________
b) destinatário

________________________________________________________________________

c) local e data

________________________________________________________________________

d) palavra que inicia o contato

________________________________________________________________________


2. Ainda há o assunto e a despedida.
a) Qual o assunto?

________________________________________________________________________

b) Como é a despedida?

________________________________________________________________________


3. Sobre a formalidade da carta:
a) é mais para formal ou informal?

________________________________________________________________________

b) justifique sua opinião.

________________________________________________________________________


4. Sobre o envelope de uma carta.
a) O que se escreve na frente?


________________________________________________________________________


b) E no verso?


________________________________________________________________________

Acentuação Gráfica: nova ortografia

I - Palavras proparoxítonas: continua tudo igual :Todas são acentuadas árvore, chávena, maiúsculo, feiíssimo.

II - Palavras paroxítonas: continua quase tudo igual: 2. São acentuadas graficamente as paroxítonas terminadas em:

ÃO(S): bênção(s), órfão(s)
Ã(S): ímã(s), órfã(s)
L: amável, dócil
EI(S): amáveis, dóceis
I(S): táxi, grátis
N: hífen, éden
X: tórax, ônix
R: líder, mártir
UM, UNS: álbum, álbuns
US: bônus, lótus
PS: bíceps, fórceps

Com o novo acordo, não se acentua:

-os ditongos abertos ei,oi, das paroxítonas: assembleia, estreia, jiboia, heroico; 
-o i e o tônicos, precedidos de ditongo: feiura, baiuca.

III - Palavras oxítonas

Levam acento gráfico as oxítonas terminadas em:

Á(S): sabiá (s)
É(S), Ê(S): café(s)
Ó(S), Ô(S): avó(s), avô(s)
ÉM, ÉNS: refém, reféns

Obs.: A mesma regra serve para:

- as monossílabas tônicas terminadas porá(s), é(s), ê(s) ó(s), ô(s): lá(s), pé(s), pó(s);
- as formas verbais oxítonas do mesmo tipo,seguidas ou não de pronomes: amá-lo, está(s), vendê-lo, propôs, contém, conténs.

*São acentuadas as oxítonas terminadasem ditongo aberto:

ÉIS: papéis, bacharéis
ÉU(S): chapéu, chapéus
Ói(S): herói, heróis

IV – Hiatos

- Acentuam-se o e o u tônicos, precedidos de vogal, quando sozinhos ou seguidos de s,formando uma sílaba: viúva, saíste, baú,saída.

Obs.: - Não leva acento gráfico o i, mesmosozinho, seguido de nh: rainha, moinho.
- Com o novo acordo,não são acentuados graficamente os hiatos oo e ee: voo, creem.

V – Acento nos verbos em guar, quar e quir 
            
-Não se usa o acento agudo no tônico das formas (tu) arguis, (ele) argui, (eles)arguem, do presente do indicativo dos verbos arguir e redarguir.
Obs.: Os verbos terminados em guar, quar e quir, como aguar, averiguar, apaziguar, desaguar, enxaguar, obliquar, delinquir, etc, tem uma variação na pronúncia. Dessa forma, admitem duas pronúncias em algumas formas do presente do indicativo, do presente do subjuntivo e  do imperativo. Então, fique atento:
-  pronunciados com ou tônicos, serão acentuados graficamente: enxáguo, enxáguas, enxágue, delínques, delínquem, delínqua;
-  pronunciadas com u tônico,  não serão  acentuadas: enxaguo, enxaguas, delinques, delinquem, delinqua
Obs.:A pronúncia mais corrente, no Brasil, é a primeira, aquela com tônicos.

VI – Acento diferencial: com o novo acordo,não há acento diferencial, exceto com:

- Verbo pôr – para diferenciar da preposição por:
Pedi para ele pôr o copo de suco na pia por causa das formigas.

Pôde – terceira pessoa do singular dopretérito perfeito do indicativo do verbopoder para diferenciá-lo de pode - terceirapessoa do singular do presente do indicativo do mesmo verbo:
Ela não pôde vir ontem, mas pode vir hoje.

Obs.:O acento diferencial é facultativo em:
-Dêmos – primeira pessoa do plural do presente do subjuntivo do verbo dar e demos– primeira pessoa do plural do pretéritoperfeito do indicativo do mesmo verbo;
-Fôrma (substantivo) e forma (substantivo,terceira pessoa do singular do presente do indicativo e segunda pessoa do singular doimperativo afirmativo do verbo formar).

VII – Verbos ter e vir : Fica tudo igual

-com acento circunflexo na terceira pessoa do plural do presente do indicativo e sem na terceira pessoa do singular do mesmo tempo verbal  : ele tem, eles têm; ele vem, eles vêm.
Seus derivados(deter,intervir,reter,entre outros) seguem a acentuação das oxítonas terminadas por em.
Obs: -na terceira pessoa do singular do presente do indicativo levam acento agudo 
- na terceira pessoa do plural do mesmo tempo levam acento circunflexo.
Exemplos: eledetém, eles detêm; ele intervém, elesintervêm.

VIII – Trema: não há mais o uso do trema,exceto?

-  em nomes estrangeiros e seus derivados: Müller,mülleriano.

EXERCÍCIOS

01. Assinale a alternativa corretamente acentuada.
a) Ela mantêm no sótão os três gatinhos de pelo cinzento.
b) Ela mantém no sotão os três gatinhos de pelo cinzento.
c) Ela mantêm no sotão os tres gatinhos dc pêlo cinzento.
d) Ela mantem no sotão os três gatinhos de pelo cinzento.
e) Ela mantém no sótão os três gatinhos de pelo cinzento.

02. Assinale a série em que todas as palavras estão acentuadas corretamente.
a) juíza – urubú – item – tórax
b) ímã – virús – interíni – nínha
c) polén – lons – paúl – bônus
d) climax – saci – almôço – caráter
e) amém – tríceps – jóquei – pôr (verbo)

 03. Os pais_______ na tv que os desenhos animados______ grande influência sobre seus filhos, mas_________ , também, que faz parte da infância.
a) vêm, tem, crêm                              b) veem, tem, creem
c) vem, tem, crêem    d) veem, têm, creem
e) vêm, têm, crêem

04. Assinale o uso correto quanto ao acento diferencial:
a) O menino nervoso pára de repente.
b) Toda manhã, ela côa o café.
c) Gosto de pêra madura.
d) Preciso pôr as coisas em ordem.
e) n.d.a.

05. Assinale a forma incorreta quanto à acentuação:
a) Eles leem o jornal todos os dias.
b) As meninas têm muitos brinquedos.
c) Os jovens crêem no futuro.
d) Sempre que ando de ônibus, eu enjoo.
e) n.d.a.

06. Assinale a alternativa que completa corretamente as frases.
1 – Ele sempre___________a calma.
II – Os turistas_________ informações pela lnternet.
III – As polícias civil e militar_________ nos motins do presídio.
a) mantêm, obtém, intervém
b) mantém, obtêm, intervêm
c) mantêm, obtêm, intervêm
d) mantém, obtêm, intervém
e) mantém, obtém, intervém

07. Assinale a alternativa incorreta quanto à acentuação:
a) herói                             b) heróico                       c) jóia
d) centopéia                   e) n.d.a.

08. (Med. Barbacena-MG) Assinale a opção em que todas as palavras são acentuadas pela mesma regra de “alguém”, “inverossímil”, “caráter”, respectivamente:
a) hífen, também, impossível
b) armazém, útil, açúcar
c) têm, anéis, éter
d) há, impossível, crítico
e) pólen, magnólias, nós

09. (FESP-SP) Em que alternativa as palavras devem ser acentuadas pelo mesmo motivo?
a) tambem – refém                            b) velocidade – rubrica
c) aniversario – fortuito               d) fortuito
e) ceu – tambem

10. (Fuvest-SP) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente acentuadas.
a) Tietê, órgão, chapéuzinho, estréia, advérbio
b) fluido, anzóis, Tatuí, armazém, caráter
c) saúde, melâúcia, gratuíto, amendoim
d) inglês, cipó, cafézinho, útil, Itú
e) canôa, heroismo, crêem, Sergípe, bambu

11 Nenhum vocábulo deve receber acento gráfico, exceto:
a) abacaxi b) idéia                         c) assembleia d) heroi                             e) voo
12.  Identifique a alternativa em que há um vocábulo cuja grafia não atende ao previsto no Acordo ortográfico: a) aguentar – tranquilidade – delinquente – arguir – averiguemos; b) cinquenta – aguemos – linguística – equestre – eloquentemente; c) apaziguei – frequência – arguição – delinquência – sequestro; d) averiguei – inconsequente – bilíngue – linguiça – quinquênio; e) sequência – redargüimos – lingueta – frequentemente – bilíngue.
13. Identifique a alternativa em que um dos vocábulos, segundo o Acordo Ortográfico, recebeu indevidamente acento gráfico: a) céu – réu – véu;                             b) chapéu – ilhéu – incréu; c) anéis – fiéis – réis;                       d) mói – herói – jóia; e) anzóis – faróis – lençóis.

14. As sequências abaixo contêm paroxítonas que, segundo determinada regra do Acordo Ortográfico, não são acentuadas.Deduza qual é essa regra e assinale a alternativa a que ela não se aplica: a) aldeia – baleia – lampreia – sereia; b) flavonoide – heroico – reumatoide – prosopopeia; c) apoia – corticoide – jiboia – tipoia; d) Assembleia – ideia – ateia – boleia; e) Crimeia – Eneias – Leia – Cleia

15.O uso do acento diferencial, consoante as novas regras, é facultativo nos seguintes casos, exceto em: a) fôrma (significando molde)
b) pôde (no pretérito perfeito do indicativo); c) cantámos (no pretérito perfeito do indicativo); d) amámos (no pretérito perfeito do indicativo);
e) dêmos (no presente do subjuntivo). 

16. Preencha as lacunas com as palavras corretas, de acordo com o novo acordo ortográfico.

assembléias|assembleias /idéia|ideia /Müller|Muller /estréia|estréia/Bocaiúva|Bocaiuva platéia|plateia apóio|apoio heróis|herois troféus|trofeus

Os membros das ________ estaduais do país gostaram da _______ do Harold ________. Um parlamentar aproveitou, inclusive, a ______ de uma peça de teatro que assistia na cidade de _______ para se dirigir à _______, dizendo: “Eu _______ esta ação comunitária. E digo mais: se iniciativa der certo, esses
_______ merecerão ________ como agradecimento de toda a população.”

17. Preencha as lacunas com as palavras corretas, de acordo com o novo acordo ortográfico.
estréia|estreia / vôo|voo / Parnaíba|Parnaíba/  Piauí|Piauí/
lêem|lêem/Müller|Muller/crêem|creem/Assembléias|Assembléias/ pôde|pode/  têm|tem / convém|convem

O pronunciamento do parlamentar, na ________ da peça de teatro, teve repercussão na imprensa, de modo que um outro Deputado, ao desembarcar do seu ________, rumo à cidade de ________, no estado do ________, também falou sobre o assunto: “Os que ______ jornais já devem saber da iniciativa de Harold ________, e os que _______ em ações dessa natureza devem seguir o exemplo desse cidadão. Precisamos buscar soluções para os nossos problemas, em vez de esperar que tudo seja resolvido pelas_________. Se ele _______ iniciar essa ação e mobilizar o _______ inteiro, todos ______ o mesmo dever. Vamos agir! Isso _________ à sociedade.”


Use, nas Palavras Abaixo, o Acento Grave Quando For Necessário:

01 – O plano dos bandidos saiu [as] avessas.
02 – Não chegaram [a] saber quem era [a] autoridade.
03 – Encontramos os barcos [as] margens da lagoa.
04 – Fui [a] casa, mas voltei logo.
05 – Não fui [aquela] farmácia.
06 – Entregamos o prêmio [aquele] aluno.
07 – Submeterei [aqueles] alunos a uma prova.
08 – Reprovo [aquela] atitude.
09 – Encontrei-o [a] porta de minha casa.
10 – [A] noite, se reuniam para ouvi-lo.
11 – Sua aversão [a] estrangeiros era censurada.
12 - [As] dez e meia todos dormiam.
13 - Enviei a encomenda [a] Fernanda.
14 – Você vai [a] aula hoje?
15 – Não desobedeça [a] ninguém.
16 – Os guardas ficaram [a] uma grande distância.
17 - Os meninos chegaram [a] uma hora.


18 – Você entregou [a] encomenda [a] Dona Luísa?
19 – Você deu parabéns [a] Sua Alteza?
20 – Ofereci um presente [a] Carolina?

gabarito

1. E/2. E/3. D/4. D/5. C/6. B/7. C/8. B/9. A/10. B/ 11D/ 12E/ 13D/ 14A/ 15B
16. assembleias, ideia, Müller, estreia, Bocaiuva, plateia, apoio, heróis, troféus,
17. estreia, voo, Parnaíba, Piauí, leem, Müller, creem, Assembleias, pôde, têm, convém.




1 – O plano dos bandidos saiu às avessas (ao contrário).

02 – Não chegaram a saber (verbo) quem era a autoridade (o chefe).
03 – Encontramos os barcos às margens da lagoa. (ao leito)
04 – Fui a casa, mas voltei logo. (casa)
05 – Não fui àquela (a esta) farmácia.
06 – Entregamos o prêmio àquele (a este) aluno.
07 – Submeterei aqueles (estes) alunos a uma prova.
08 – Reprovo aquela (esta) atitude.
09 – Encontrei-o à porta de minha casa. (ao portão)
10 – À noite, se reuniam para ouvi-lo. (pela noite)
11 – Sua aversão a estrangeiros (masc.) era censurada.
12 - Às dez e meia todos dormiam. (ao meio-dia)
13 - Enviei a encomenda à Fernanda (ao Fernando).
14 – Você vai à aula hoje? (ao colégio)
15 – Não desobedeça a ninguém. (p. indefinido)
16 – Os guardas ficaram a uma grande distância. (uma)
17 - Os meninos chegaram à uma hora. (uma / hora)
18 – Você entregou a encomenda (o pedido) a Dona Luísa?
19 – Você deu parabéns a Sua Alteza? (p. tratamento)
20 – Ofereci um presente a ou à Carolina?
21 – Ela foi à (para a) Paraíba.


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