Translate
Translate
quarta-feira, 15 de maio de 2013
IMPORTÂNCIA DA ROTINA PEDAGÓGICA
O
estabelecimento de rotinas diárias em relação ao tempo, ao espaço da sala de
aula e às atividades a serem desenvolvidas também é necessário e precioso para
a organização de uma classe.
Ao
planejar a sua rotina diária, as suas atividades pedagógicas e registrá-las, o
professor favorece aos alunos a aquisição de noções de organização funcional e
física do ambiente escolar. À medida que eles passam a compreender o que tem
para ser feito no seu turno de trabalho escolar, desenvolvem um processo de
ordenação mental e seqüencial, passando a aproveitar melhor o tempo que passam
na escola.
Se
o professor ainda não tiver o hábito de registrar sua rotina no quadro
diariamente, precisará iniciar este processo a partir de uma vivência de
construção do conceito de seqüência temporal com os alunos.
A
noção de seqüência deverá ser construída com a participação ativa dos alunos,
ao serem solicitados num final de aula, a expor como organizam o seu dia-a-dia
(que horas levantam; que horas estudam etc). Tais reflexões deverão se estender
para a organização da rotina escolar.
É
importante anunciar para eles que, a partir dali, diariamente, será registrado
um Roteiro de Trabalho no quadro para que todos possam se organizar no tempo
que dispõem.
Ocorrendo
o registro no primeiro dia de aula, é de se esperar que o professor vá marcando
as atividades cumpridas, analisando o que já fizeram, o que faltam fazer, se
precisam fazer alguma mudança no que foi planejado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário