Translate

Translate

sexta-feira, 26 de julho de 2013

IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL



IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL


O desenvolvimento infantil se processa através do lúdico. Ela precisa brincar para crescer, precisa do JOGO como forma de equilibração com o mundo.
Sua maneira de ASSIMILAR (transformar o meio para que este seja adaptado as suas necessidades) e de ACOMODAR (mudar a si mesma para adaptar-se ao meio) de verá acontecer através do jogo. Assim sendo, a atividade escolar deverá ser uma atividade de lazer e de trabalho para as crianças, sobretudo no pré-escolar e nas classes iniciais da alfabetização e do Ensino fundamental.
As brincadeiras e os jogos tornam-se recursos didáticos de grande aplicação e valor no processo de ensino-aprendizagem. A criança aprende melhor brincando e os conteúdos podem ser ensinados através do lúdico. As atividades de brincar podem ter objetivos didático-pedagógicos e visarão propiciar o desenvolvimento integral do educando.
Para Piaget, os jogos tornam-se mais significativos à medida que a criança se desenvolve, pois, a partir da livre manipulação de materiais variados, ela passa a reconstruir objetos, a reinventar coisas, o que já exige uma adaptação mais completa, numa síntese mais progressiva da assimilação com a acomodação.

A atividade lúdica, na busca de novos conhecimentos, exige do educando uma ação ativa, indagadora, reflexiva, desvendadora, socializadora, criativa, relações estas que são a base psicogenética da educação lúdica (evolução psíquica e genética da criança), o que se opõe à passividade, submissão, alienação, irreflexão, condicionamento de uma pedagogia dominadora, opressora.
O jogo representa uma situação-problema a ser resolvida pela criança e sua solução deve ser construída por ela mesma, de forma criativa e inteligente.
Nessa perspectiva, é preciso que o educador repense o conteúdo e a sua prática pedagógica, substituindo a rigidez, a passividade pela vida, pela alegria, pelo entusiasmo de aprender, pela maneira de ver, pensar, compreender e reconstruir conhecimento.
A esperança de uma criança, ao caminhar para a escola, é de encontrar um amigo, um guia, um animador, um líder, alguém que se preocupe com ela, que a ajude a pensar, a perceber o mundo e seja capaz de dar-lhe as mãos para construir  com ela uma nova história e uma sociedade melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário