Translate

Translate

sexta-feira, 26 de julho de 2013

ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO


ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

ANOS
PIAGET
ERICKSON

WALLON
18 meses a 3 anos

Autonomia X vergonha – a criança aprende a andar, a falar, ir ao banheiro, torna-se independente e ganha autoconfiança, controla o intestino.

2


O ato mental se desenvolve a partir do ato motor.
2 - 3


Desenvolvimento sensório-motor.
2 - 5


Período sincrético: a fala e a linguagem é fato.
2 – 7
1.    a criança desenvolve a capacidade simbólica. Ex. Começa a usar símbolos mentais, imagem ou palavras que representam objetos ausentes.

2.    Pré-operatório: aparecimento da Linguagem. Período em que a maturação neurofisiológica completa-se permitindo o desenvolvimento de novas habilidades. Ex. Coordenação motora fina.

3.    A criança é incapaz de aceitar o ponto de vista de outra pessoa quando este é diferente do seu.




3 – 6

Iniciativa X culpa: Nesta fase a criança vai desenvolver sua identidade como menino ou menina, copiando aspectos do comportamento adulto. Já coopera com os outros, dá e recebe ordens. Aprende a equilibrar diversão e responsabilidade. Se for reprimida pelos pais nessa fase sente-se culpada, cresce com medo, fica deslocada dentro do grupo, não tem satisfatoriamente a imaginação e a criatividade.
Predomínio = relações afetivas. A criança percebe-se como pessoa a partir das relações sociais.
5 - 9


Período do pensamento categorial. Reduz-se o sincretismo, permitindo o pensamento diferenciado.
6  - 12

Domínio X inferioridade: A criança aprende a ler, escrever, calcular, jogar bola, e as noções básicas da vida. Relaciona-se em grupo e de acordo com as regras sociais. Se a criança não for encorajada a participar das atividades de seu grupo e se não for bem sucedida em suas tentativas de participação, ela passa do sentimento de domínio para o de inferioridade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário