ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
|
|||
ANOS
|
PIAGET
|
ERICKSON
|
WALLON
|
18 meses a 3 anos
|
|
Autonomia X vergonha – a criança aprende a
andar, a falar, ir ao banheiro, torna-se independente e ganha autoconfiança,
controla o intestino.
|
|
2
|
|
|
O
ato mental se desenvolve a partir do ato motor.
|
2 - 3
|
|
|
Desenvolvimento
sensório-motor.
|
2 - 5
|
|
|
Período
sincrético: a fala e a linguagem é fato.
|
2 – 7
|
1.
a criança desenvolve a capacidade simbólica. Ex. Começa
a usar símbolos mentais, imagem ou palavras que representam objetos ausentes.
2.
Pré-operatório: aparecimento da Linguagem. Período em
que a maturação neurofisiológica completa-se permitindo o desenvolvimento de
novas habilidades. Ex. Coordenação motora fina.
3.
A criança é incapaz de aceitar o ponto de vista de
outra pessoa quando este é diferente do seu.
|
|
|
3 – 6
|
|
Iniciativa
X culpa: Nesta fase a criança vai desenvolver sua identidade como menino ou
menina, copiando aspectos do comportamento adulto. Já coopera com os outros,
dá e recebe ordens. Aprende a equilibrar diversão e responsabilidade. Se for
reprimida pelos pais nessa fase sente-se culpada, cresce com medo, fica
deslocada dentro do grupo, não tem satisfatoriamente a imaginação e a
criatividade.
|
Predomínio = relações afetivas. A criança
percebe-se como pessoa a partir das relações sociais.
|
5 - 9
|
|
|
Período
do pensamento categorial. Reduz-se o sincretismo, permitindo o pensamento
diferenciado.
|
6 -
12
|
|
Domínio
X inferioridade: A criança aprende a ler, escrever, calcular, jogar bola, e
as noções básicas da vida. Relaciona-se em grupo e de acordo com as regras
sociais. Se a criança não for encorajada a participar das atividades de seu
grupo e se não for bem sucedida em suas tentativas de participação, ela passa
do sentimento de domínio para o de inferioridade.
|
|
Translate
Translate
sexta-feira, 26 de julho de 2013
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário