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sexta-feira, 26 de julho de 2013

COMPETÊNCIAS: Significado em educação

É consenso entre os pensadores da educação que a criança só interioriza o que você ensina se estiver, de alguma forma, ligada ao conteúdo por um desafio, uma motivação. Ou se perceber a importância e aplicação de tudo aquilo que você transmitir.
Essa contextualização é uma das bases do ensino por competência. O objetivo dessa abordagem é ensinar aos alunos o que eles precisam aprender para ser cidadãos que saibam analisar, decidir, planejar, expor suas idéias e ouvir a dos outros. Enfim, para que possam ter participação ativa na sociedade.
A escola já não é mais o lugar onde uma geração passa para outra um acervo de conhecimentos. O papel da escola, hoje, é de funcionar como o espaço onde as relações humanas são moldadas. Deve ser usada para aprimorar valores e atitudes, além de capacitar o indivíduo na busca de informações, onde quer que elas estejam, para usá-las no seu cotidiano.
O dicionário Aurélio define como competência a capacidade de apreciar resolver certos assuntos. Competente é aquele que julga, avalia e pondera; acha a solução e decide, depois de examinar e discutir determinada situação.Ela significa também habilidade, aptidão, idoneidade. É ainda quem tem capacidade resultante de conhecimentos adquiridos. Assim, agora são tosos esses objetivos que se deve perseguir ao elaborar um projeto pedagógico.
            Para Philippe Perrenoud, sociólogo suíço, competência em educação é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos – como saberes, habilidades e informações –para solucionar com coerência e eficácia uma serie de situações. Exemplo: decidir seu caminho em uma cidade desconhecida requer as capacidades de ler um mapa, localizar-se e pedir informações.
            Os seres humanos não vivem todos as mesmas situações e as competências devem estar adaptadas a seu mundo, ou seja, viver nas selvas das cidades exige dominar algumas delas; na floresta virgem, outras. Da mesma forma os pobres têm  problemas diferentes dos ricos para resolver.
            Os conteúdos continuam sendo importantes. Trata-se apenas de trabalhar as informações  de forma diferente, dando-lhes significado. É o que se chama ensino contextualizado.

            Uma coisa é você explicar no quadro o que é fotossíntese. Outra, é comparar a qualidade do ar de um bairro industrial com a de outro cheio de praças e áreas verdes. Eis aí uma aula que pode extrapolar os saberes das Ciências Naturais e se estender para um debate sobre cidadania. Dessa forma, é possível desenvolver a observação, a comparação e a análise. E, de quebra, ensinar a fotossíntese de uma forma bem compreensível.

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