A carta
pessoal é
um tipo de correspondência que enviamos a amigos e familiares quando
queremos tratar de um assunto particular.
Leia
um exemplo de carta pessoal:
Volta Redonda, 15 de dezembro de 2011
Alô, Carlinhos, tudo bem?
Você lembra quando a gente conversava do que ia ser quando crescer?
Você sempre sabia o que queria, só que toda hora mudava: médico, arquiteto, escritor.
Eu não. Lembra? Eu nunca sentia muita vontade de ser nada.
Mas agora você vai ficar bobo: essa semana – até que enfim!! – eu descobri o que que eu quero.
Adivinha.
Pensa bem.
Eu nunca tinha pensado que ia gostar de ensinar, mas sabe? Quando ajudo meu irmão nos estudos, eu sinto uma sensação assim... sei lá. Só sei que é bom.
Então eu resolvi que vou ser professor.
E você? Continua mudando de profissão a toda hora?
Vê se escreve, viu, cara?
Abração...
do Rodrigo
Exercícios sobre a carta acima:
1. Quais os elementos essenciais na carta?
a) remetente
Volta Redonda, 15 de dezembro de 2011
Alô, Carlinhos, tudo bem?
Você lembra quando a gente conversava do que ia ser quando crescer?
Você sempre sabia o que queria, só que toda hora mudava: médico, arquiteto, escritor.
Eu não. Lembra? Eu nunca sentia muita vontade de ser nada.
Mas agora você vai ficar bobo: essa semana – até que enfim!! – eu descobri o que que eu quero.
Adivinha.
Pensa bem.
Eu nunca tinha pensado que ia gostar de ensinar, mas sabe? Quando ajudo meu irmão nos estudos, eu sinto uma sensação assim... sei lá. Só sei que é bom.
Então eu resolvi que vou ser professor.
E você? Continua mudando de profissão a toda hora?
Vê se escreve, viu, cara?
Abração...
do Rodrigo
Exercícios sobre a carta acima:
1. Quais os elementos essenciais na carta?
a) remetente
________________________________________________________________________
b)
destinatário
________________________________________________________________________
c) local e data
c) local e data
________________________________________________________________________
d) palavra que inicia o contato
d) palavra que inicia o contato
________________________________________________________________________
2. Ainda há o assunto e a despedida.
a) Qual o assunto?
2. Ainda há o assunto e a despedida.
a) Qual o assunto?
________________________________________________________________________
b) Como é a despedida?
b) Como é a despedida?
________________________________________________________________________
3. Sobre a formalidade da carta:
a) é mais para formal ou informal?
3. Sobre a formalidade da carta:
a) é mais para formal ou informal?
________________________________________________________________________
b) justifique sua opinião.
b) justifique sua opinião.
________________________________________________________________________
4. Sobre o envelope de uma carta.
a) O que se escreve na frente?
4. Sobre o envelope de uma carta.
a) O que se escreve na frente?
________________________________________________________________________
b) E no verso?
b) E no verso?
________________________________________________________________________
Acentuação Gráfica: nova ortografia
I
- Palavras proparoxítonas: continua tudo igual
:Todas são acentuadas árvore, chávena,
maiúsculo, feiíssimo.
II
- Palavras paroxítonas: continua quase tudo igual:
2. São acentuadas
graficamente as paroxítonas terminadas em:
ÃO(S): bênção(s), órfão(s)
|
Ã(S): ímã(s),
órfã(s)
|
L: amável, dócil
|
EI(S): amáveis,
dóceis
|
I(S): táxi, grátis
|
N: hífen, éden
|
X: tórax, ônix
|
R: líder, mártir
|
UM, UNS: álbum, álbuns
|
US: bônus, lótus
|
PS: bíceps, fórceps
|
Com
o novo acordo, não se acentua:
-os ditongos abertos ei,oi, das
paroxítonas: assembleia, estreia, jiboia, heroico;
-o i e
o u tônicos,
precedidos de ditongo: feiura, baiuca.
III
- Palavras oxítonas
Levam acento gráfico as
oxítonas terminadas em:
Á(S): sabiá (s)
|
É(S), Ê(S): café(s)
|
Ó(S), Ô(S): avó(s), avô(s)
|
ÉM,
ÉNS: refém, reféns
|
Obs.:
A mesma regra serve para:
-
as monossílabas tônicas terminadas porá(s), é(s),
ê(s) ó(s), ô(s): lá(s), pé(s), pó(s);
-
as formas verbais oxítonas
do mesmo tipo,seguidas ou não de pronomes:
amá-lo, está(s), vendê-lo, propôs, contém, conténs.
*São acentuadas
as oxítonas terminadasem ditongo aberto:
ÉIS: papéis,
bacharéis
|
ÉU(S): chapéu, chapéus
|
Ói(S): herói, heróis
|
IV
– Hiatos
-
Acentuam-se o i e
o u tônicos,
precedidos de vogal, quando sozinhos ou seguidos
de s,formando
uma sílaba: viúva, saíste, baú,saída.
Obs.:
-
Não leva acento gráfico o i, mesmosozinho,
seguido de nh:
rainha, moinho.
-
Com o novo acordo,não são acentuados
graficamente os hiatos oo e ee: voo, creem.
V
– Acento
nos verbos em guar, quar e quir
-Não se
usa o acento agudo no u tônico
das formas (tu) arguis,
(ele) argui,
(eles)arguem,
do presente do indicativo dos verbos arguir e redarguir.
Obs.:
Os
verbos terminados em guar,
quar e quir, como aguar,
averiguar, apaziguar, desaguar, enxaguar, obliquar, delinquir, etc,
tem uma variação na pronúncia. Dessa forma, admitem duas
pronúncias em algumas formas do presente do indicativo, do presente
do subjuntivo e do imperativo. Então, fique atento:
-
pronunciados com a ou i tônicos,
serão acentuados graficamente: enxáguo,
enxáguas, enxágue, delínques, delínquem, delínqua;
-
pronunciadas com u tônico,
não serão acentuadas: enxaguo,
enxaguas, delinques, delinquem, delinqua.
Obs.:A
pronúncia mais corrente, no Brasil, é a primeira, aquela
com a e i tônicos.
VI
– Acento diferencial:
com o novo acordo,não há acento diferencial, exceto com:
- Verbo pôr – para diferenciar da preposição por:
Pedi
para ele pôr o
copo de suco na pia por causa
das formigas.
- Pôde – terceira pessoa do singular dopretérito perfeito do
indicativo do verbopoder para diferenciá-lo
de pode - terceirapessoa do singular do presente do indicativo do mesmo verbo:
Ela
não pôde vir
ontem, mas pode vir
hoje.
Obs.:O acento diferencial
é facultativo em:
-Dêmos – primeira pessoa do plural do presente do subjuntivo do verbo dar e demos– primeira pessoa do plural do pretéritoperfeito do indicativo do mesmo verbo;
-Fôrma (substantivo)
e forma (substantivo,terceira pessoa do singular do presente do indicativo e segunda pessoa do singular doimperativo afirmativo do verbo formar).
VII
– Verbos ter e vir
: Fica tudo igual
-com acento circunflexo na terceira pessoa do plural do presente do indicativo
e sem na terceira pessoa do singular do mesmo tempo verbal
: ele tem, eles têm; ele vem, eles vêm.
Seus derivados(deter,intervir,reter,entre
outros) seguem a acentuação das oxítonas terminadas por em.
Obs: -na terceira pessoa do singular do presente do indicativo levam acento agudo
-
na terceira pessoa do plural do mesmo tempo levam acento circunflexo.
Exemplos: eledetém, eles detêm; ele intervém, elesintervêm.
VIII
– Trema: não há mais o uso do trema,exceto?
-
em nomes estrangeiros e seus
derivados: Müller,mülleriano.
EXERCÍCIOS
01. Assinale
a alternativa corretamente acentuada.
a)
Ela mantêm no sótão os três gatinhos de pelo cinzento.
b)
Ela mantém no sotão os três gatinhos de pelo cinzento.
c)
Ela mantêm no sotão os tres gatinhos dc pêlo cinzento.
d)
Ela mantem no sotão os três gatinhos de pelo cinzento.
e)
Ela mantém no sótão os três gatinhos de pelo cinzento.
02. Assinale
a série em que todas as palavras estão acentuadas corretamente.
a)
juíza – urubú – item – tórax
b)
ímã – virús – interíni – nínha
c)
polén – lons – paúl – bônus
d)
climax – saci – almôço – caráter
e)
amém – tríceps – jóquei – pôr (verbo)
03. Os
pais_______ na tv que os desenhos animados______ grande influência
sobre seus filhos, mas_________ , também, que faz parte da infância.
a)
vêm, tem, crêm
b) veem, tem, creem
c)
vem, tem, crêem d) veem, têm, creem
e)
vêm, têm, crêem
04. Assinale
o uso correto quanto ao acento diferencial:
a)
O menino nervoso pára de repente.
b)
Toda manhã, ela côa o café.
c)
Gosto de pêra madura.
d)
Preciso pôr as coisas em ordem.
e)
n.d.a.
05. Assinale
a forma incorreta quanto à acentuação:
a)
Eles leem o jornal todos os dias.
b)
As meninas têm muitos brinquedos.
c)
Os jovens crêem no futuro.
d)
Sempre que ando de ônibus, eu enjoo.
e)
n.d.a.
06. Assinale
a alternativa que completa corretamente as frases.
1
– Ele sempre___________a calma.
II
– Os turistas_________ informações pela lnternet.
III
– As polícias civil e militar_________ nos motins do presídio.
a)
mantêm, obtém, intervém
b)
mantém, obtêm, intervêm
c)
mantêm, obtêm, intervêm
d)
mantém, obtêm, intervém
e)
mantém, obtém, intervém
07. Assinale
a alternativa incorreta quanto
à acentuação:
a)
herói
b) heróico
c) jóia
d)
centopéia
e) n.d.a.
08. (Med.
Barbacena-MG) Assinale
a opção em que todas as palavras são acentuadas pela mesma regra
de “alguém”, “inverossímil”, “caráter”,
respectivamente:
a)
hífen, também, impossível
b)
armazém, útil, açúcar
c)
têm, anéis, éter
d)
há, impossível, crítico
e)
pólen, magnólias, nós
09.
(FESP-SP) Em
que alternativa as palavras devem ser acentuadas pelo mesmo motivo?
a)
tambem – refém
b) velocidade – rubrica
c)
aniversario – fortuito
d) fortuito
e)
ceu – tambem
10.
(Fuvest-SP) Assinale
a alternativa em que todas as palavras estão corretamente
acentuadas.
a)
Tietê, órgão, chapéuzinho, estréia, advérbio
b)
fluido, anzóis, Tatuí, armazém, caráter
c)
saúde, melâúcia, gratuíto, amendoim
d)
inglês, cipó, cafézinho, útil, Itú
e)
canôa, heroismo, crêem, Sergípe, bambu
11 Nenhum
vocábulo deve receber acento gráfico, exceto:
a)
abacaxi b) idéia
c) assembleia d) heroi
e) voo
12. Identifique a alternativa em que há um vocábulo cuja grafia não atende ao previsto no Acordo ortográfico: a) aguentar – tranquilidade – delinquente – arguir – averiguemos; b) cinquenta – aguemos – linguística – equestre – eloquentemente; c) apaziguei – frequência – arguição – delinquência – sequestro; d) averiguei – inconsequente – bilíngue – linguiça – quinquênio; e) sequência – redargüimos – lingueta – frequentemente – bilíngue.
13. Identifique a alternativa em que um dos vocábulos, segundo o Acordo Ortográfico, recebeu indevidamente acento gráfico: a) céu – réu – véu; b) chapéu – ilhéu – incréu; c) anéis – fiéis – réis; d) mói – herói – jóia; e) anzóis – faróis – lençóis.
12. Identifique a alternativa em que há um vocábulo cuja grafia não atende ao previsto no Acordo ortográfico: a) aguentar – tranquilidade – delinquente – arguir – averiguemos; b) cinquenta – aguemos – linguística – equestre – eloquentemente; c) apaziguei – frequência – arguição – delinquência – sequestro; d) averiguei – inconsequente – bilíngue – linguiça – quinquênio; e) sequência – redargüimos – lingueta – frequentemente – bilíngue.
13. Identifique a alternativa em que um dos vocábulos, segundo o Acordo Ortográfico, recebeu indevidamente acento gráfico: a) céu – réu – véu; b) chapéu – ilhéu – incréu; c) anéis – fiéis – réis; d) mói – herói – jóia; e) anzóis – faróis – lençóis.
14. As sequências abaixo contêm paroxítonas que, segundo determinada regra do Acordo Ortográfico, não são acentuadas.Deduza qual é essa regra e assinale a alternativa a que ela não se aplica: a) aldeia – baleia – lampreia – sereia; b) flavonoide – heroico – reumatoide – prosopopeia; c) apoia – corticoide – jiboia – tipoia; d) Assembleia – ideia – ateia – boleia; e) Crimeia – Eneias – Leia – Cleia
15.O uso do acento diferencial, consoante as novas regras, é facultativo nos seguintes casos, exceto em: a) fôrma (significando molde)
b) pôde (no pretérito perfeito do indicativo); c) cantámos (no pretérito perfeito do indicativo); d) amámos (no pretérito perfeito do indicativo);
e)
dêmos (no presente do subjuntivo).
16.
Preencha as lacunas com as palavras corretas, de acordo com o novo
acordo ortográfico.
assembléias|assembleias
/idéia|ideia /Müller|Muller /estréia|estréia/Bocaiúva|Bocaiuva
platéia|plateia apóio|apoio heróis|herois troféus|trofeus
Os
membros das ________ estaduais do país gostaram da _______ do Harold
________. Um parlamentar aproveitou, inclusive, a ______ de uma peça
de teatro que assistia na cidade de _______ para se dirigir à
_______, dizendo: “Eu _______ esta ação comunitária. E digo
mais: se iniciativa der certo, esses
_______
merecerão ________ como agradecimento de toda a população.”
17.
Preencha as lacunas com as palavras corretas, de acordo com o novo
acordo ortográfico.
estréia|estreia
/ vôo|voo / Parnaíba|Parnaíba/ Piauí|Piauí/
lêem|lêem/Müller|Muller/crêem|creem/Assembléias|Assembléias/
pôde|pode/ têm|tem / convém|convem
O
pronunciamento do parlamentar, na ________ da peça de teatro, teve
repercussão na imprensa, de modo que um outro Deputado, ao
desembarcar do seu ________, rumo à cidade de ________, no estado do
________, também falou sobre o assunto: “Os que ______ jornais já
devem saber da iniciativa de Harold ________, e os que _______ em
ações dessa natureza devem seguir o exemplo desse cidadão.
Precisamos buscar soluções para os nossos problemas, em vez de
esperar que tudo seja resolvido pelas_________. Se ele _______
iniciar essa ação e mobilizar o _______ inteiro, todos ______ o
mesmo dever. Vamos agir! Isso _________ à sociedade.”
Use,
nas Palavras Abaixo, o Acento Grave Quando For Necessário:
01
– O plano dos bandidos saiu [as] avessas.
02
– Não chegaram [a] saber quem era [a] autoridade.
03
– Encontramos os barcos [as] margens da lagoa.
04
– Fui [a] casa, mas voltei logo.
05
– Não fui [aquela] farmácia.
06
– Entregamos o prêmio [aquele] aluno.
07
– Submeterei [aqueles] alunos a uma prova.
08
– Reprovo [aquela] atitude.
09
– Encontrei-o [a] porta de minha casa.
10
– [A] noite, se reuniam para ouvi-lo.
11
– Sua aversão [a] estrangeiros era censurada.
12
- [As] dez e meia todos dormiam.
13
- Enviei a encomenda [a] Fernanda.
14
– Você vai [a] aula hoje?
15
– Não desobedeça [a] ninguém.
16
– Os guardas ficaram [a] uma grande distância.
17
- Os meninos chegaram [a] uma hora.
18
– Você entregou [a] encomenda [a] Dona Luísa?
19
– Você deu parabéns [a] Sua Alteza?
20
– Ofereci um presente [a] Carolina?
gabarito
1. E/2.
E/3. D/4. D/5. C/6. B/7. C/8. B/9. A/10. B/ 11D/ 12E/ 13D/ 14A/ 15B
16.
assembleias, ideia, Müller, estreia, Bocaiuva, plateia, apoio,
heróis, troféus,
17.
estreia, voo, Parnaíba, Piauí, leem, Müller, creem, Assembleias,
pôde, têm, convém.
1
– O plano dos bandidos saiu às avessas
(ao contrário).
02
– Não chegaram a saber
(verbo) quem era a autoridade
(o chefe).
03
– Encontramos os barcos às margens
da lagoa. (ao leito)
04
– Fui a casa,
mas voltei logo. (casa)
05
– Não fui àquela (a
esta) farmácia.
06
– Entregamos o prêmio àquele (a
este) aluno.
07
– Submeterei aqueles (estes)
alunos a uma prova.
08
– Reprovo aquela (esta)
atitude.
09
– Encontrei-o à porta
de minha casa. (ao portão)
10
– À noite,
se reuniam para ouvi-lo. (pela noite)
11
– Sua aversão a estrangeiros
(masc.) era censurada.
12
- Às dez
e meia todos dormiam. (ao meio-dia)
13
- Enviei a encomenda à Fernanda
(ao Fernando).
14
– Você vai à aula
hoje? (ao colégio)
15
– Não desobedeça a ninguém.
(p. indefinido)
16
– Os guardas ficaram a uma
grande distância. (uma)
17
- Os meninos chegaram à uma
hora. (uma / hora)
18
– Você entregou a encomenda
(o pedido) a Dona Luísa?
19
– Você deu parabéns a Sua
Alteza?
(p. tratamento)
20
– Ofereci um presente a
ou à Carolina?
21
– Ela foi à (para
a) Paraíba.
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